Income Tax Return

Você sabe preencher o Formulário 13614-C?

Photo by Nataliya Vaitkevich on Pexels.com

Muitas pessoas tem dificuldades em entender as perguntas do formulário de Declaração de Imposto de Renda dos Estados Unidos da América. Pensando nisto, resolvi escrever este artigo para explicar, de acordo com minha experiência como preparadora de Imposto de Renda, na América do Norte.

Começarei explicando como preencher a primeira página o formulário 13614-C, muito utilizado e sugerido pela IRS e serve de orientação para fazer a sua Declaração de Imposto de Renda.

Para que a leitura não fique exaustiva, vou dividir o artigo em 3 partes, cujo subtítulos serão: primeira página, segunda página e terceira página e serão publicados respectivamente,. Cada etapa será dedicada a uma página do questionário, denominado Intake/Interview & Quality Review Sheet (Form13614-C).

Espero que a leitura seja produtiva, se não servir para este ano, não se preocupe, todos os anos o IRS publica o formulário, fique atento(a) as atualizações, observe o canto superior direito da página 01, e verá entre parênteses o ano da publicação. Para os impostos redigidos no ano de 2023, referentes a 2022 utilizaremos o Formulário 13614-C (October 2022).

Folha de Admissão/Entrevista e Revisão de Qualidade (Formulário 13614-C)

PRIMEIRA PÁGINA

  • PARTE I – SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS

Para preencher a primeira parte do formulário você irá precisar dos documentos de identificação do pagador de impostos (Taxpayer) e alguns dados pessoais. Para o ID (Documento de Identificação) o ideal é a Driver’s License/carteira de motorista muito importante, dentro da validade. (mais adiante você entenderá), caso não a tenha, pode ser outro documento que contenha seus dados, como passaporte, Greencard ou DMV/BMV, que é uma espécie de RG expedido pelo DMV. Também será pedido o número do SSN ou ITIN, endereço entre outras informações, que não são difíceis de reponder, pois estão no âmbito pessoal.

Nesta parte, no item 5, não se esqueça de escrever a sua profissão. Talvez o Pagador de Impostos tenha dificuldade em responder esta parte porque trabalha em vários locais e neste caso, sugiro que escolha uma delas. Pode ser a profissão que você recebeu a maior remuneração ou aquela que você trabalhou por mais tempo, fica a seu critério, desde que faça parte da sua renda a ser declarada.

Ainda na primeira parte, o item 10 também poderá lhe causar incertezas. Mas a pergunta é simples, serve pra identificar se alguém irá te colocar em outra Declaração de Impostos, como por exemplo, seu pai ou se você tiver dependentes o ex cônjuge. Ou seja, se alguém te registrar como dependente em outra declaração, você não poderá usufruir de alguns benefícios em sua declaração. Já o item 11 é pra saber se o declarante e dependentes já tiveram algum documento roubado, fraudado, enfim, se alguém já usou, sem sua permissão, as suas informações.

  • PARTE II – ESTADO CIVIL E INFORMAÇÕES DOMÉSTICAS

Na segunda parte, você precisará definir seu estado civil e informar sobre todas as pessoas que residem no mesmo local que você, no ano de referência da declaração, sejam dependentes ou não dependentes. No item 1 do formulário você encontrará as seguintes opções:

Never Married, é o mesmo que solteiro. Se você não for legalmente casado(a), mesmo que tenha um parceira(a) não valerá para o IRS, ou seja, você é solteiro(a).

Married, se você se casou legalmente entre o primeiro e o último dia do ano referente a sua declaração, poderá preenchê-la como casado(a) em separado ou em conjunto. A diferença é que no primeiro caso, o casal informará suas próprias rendas e deduções em declarações separadas e em conjunto, será uma declaração contendo as informações de rendas e deduções dos dois. Isto também para se aplica aos contribuintes de casamentos do mesmo sexo; contribuintes separados, mas não divorciados e aos contribuintes cujo cônjuge faleceu durante o exercício fiscal e não voltou a casar.

Porque as pessoas escolhem casados em conjunto? é mais rentável por alguns motivos, dentre eles o valor da dedução no modo padrão é maior do que escolher casados reportando separados.

Divorced, não tem exatamente a opção divorciado(a), mas serve para tirar a dúvida. Se você iniciou seu divórcio no ano referente a declaração de seus impostos e até 31/12 ainda não havia finalizado a separação, poderá optar por casado em conjunto. Exemplo; iniciou o processo de separação em Março de 2022 e até 31/12/2022 ainda não havia finalizado.

Widowed, essa modalidade é válida para quem ficou viúvo e por até dois anos após a morte do cônjuge. Mas, para se qualificar, o contribuinte deve permanecer solteiro por dois anos, após a data da morte de seu cônjuge, tempo em que ainda poderá declarar seus impostos como viúvo. O registro como viúvo(a) permite que o contribuinte receba a dedução mais alta para seus impostos, desde que utilize o método padrão.

Assim, finalizamos a primeira página do formulário 13614-C. Logo publicarei sobre a página dois.

Obrigada pela sua visita!

Lunara Araujo

Deixe um comentário